quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Labirinto Integralista

O Labirinto Integralista


Um labirinto. Assim que o sério e competente historiador goiano Rogério Lustosa Victor nos chama para conhecer seu livro. O leitor é convidado por adentrar dentre veredas até então obscuras e tortuosas do integralismo no Brasil. Nos anos 30 e 40, analisa alianças e rompimentos do governo Vargas com a Ação Integralista Brasileira. A partir de 1945,o fôlego novo gerado pela rearticulação políticacomo Partido de Representação Popular, o PRP, que culminou na disputa por eleições presidenciais pelo líder do movimento Plínio Salgado em 1955 ao lado de Juscelino Kubitschek e Juarez Távora.
Como ele faz isso? Por meio de um levantamento de uma documentação primorosa de jornais tanto da grande imprensa quanto os chamados integralistas como A Marcha, Idade Nova e Reação Brasileira. Mas, o incansável estudioso não parou aí, ele analisoulivros didáticos, fotografias, cartas, literatura e charges. A figura que mostra o líder do Integralismo - Plínio Salgado -como o braço direito de Hitler é umas das mais saborosas. A carta em que o próprio Plínio nos conta que se sentiu como um peixe “piracuru”, o qual foi apanhado pelo esperto Getúlio Vargas e desarticulado politicamente após o apoio dado da AIB ao golpe de 1937, é outra.
Sem dúvida, uma grande contribuição para a historiografiacontemporânea para quem quiser acompanhar os vai-véns de nosso fascismo tupiniquimcom tomde romance históricodeixando o leitor curioso para descobrir o que vai acontecer nas entranhas desse labirinto integralista.

Ana Maria Dietrich, docente da UFABC

 
Contato: rogeriolustosa@yahoo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário