Eventos

Abaixo, o resumo da apresentação oral do III Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências



“Ciência Nazista”: Discussões éticas e conceituais em contraste à política eugênica

Camila de Oliveira Brito
Graduanda em Ciências & Humanidades
 Universidade Federal do ABC
Bolsista/ PDPD camila.britoo@hotmail.com

Profa. Dra Ana Maria Dietrich
Doutora em História Social - FFLCH-USP
Universidade Federal do ABC
(Orientação)
anadietrich1@gmail.com

O seguinte projeto busca analisar, discutir e refletir as questões éticas negligenciadas durante o desenvolvimento da pseudociência nazista, compreendida no período de ascensão de Adolf Hitler (1933-45).  A história do período entre guerras, de uma Alemanha devastada à beira de um caos político, refletia uma sociedade que buscava o apelo para seu reerguimento. A “Ciência” desenvolvida nessa época se torna uma dar grandes ferramentas da política alemã, trazendo seguidores do movimento eugênico ao ponto de quebrarem quaisquer que fossem os limites éticos e morais. Experimentos em seres humanos marcam a crueldade e a obsessão pelo aperfeiçoamento de uma raça ariana pura. O tema discorre sobre a importância das questões éticas no desenvolvimento da pseudociência, analisando a postura alemã de caráter profano no determinado período, investigando a postura da medicina e sua importância para evolução da política higiênica, como também as origens teóricas da eugênia, do racismo e do anti-semitismo.


Palavras-chave: Eugenia, ética, pseudociência.




JUNHO 2012

Mesa redonda: Á direita da Direita





Local: Casa da Palavra - Santo André.
Praça do Carmo, 171.

15/ junho /2012 - 19h 

O GEINT e a importância dos estudos de Direita - Renato Alencar Dotta (doutorando da História / USP)
Miguel Reale e sua relação com o Integralismo - Cintia Rufino (Especialista/ História / PUCSP)
Juventude Nazista e Neonazista no Brasil - Ana Maria Dietrich (docente/ UFABC)
Os Skinheads brasileiros e os Movimentos Nacionalistas Contemporâneos - Alexandre de Almeida (Mestre/ Antropologia/ PUCSP)

JULHO 2012

IX ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA  - ANPUH-PE

23 a 27 de julho - Caruaru

ST 7 - Campos da Política: entre a política autoritária e o discurso religioso
Dra. Giselda Brito (UFRPE) e Doutorando Carlos Moura (UNICAMP)

AGOSTO 2012

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO - ABEH
BAHIA, SALVADOR, UFBA
1 A 3 DE AGOSTO

Mesa redonda: Mulheres, política e direitos: à direita da direita
(Moderadora: Profa. Dra. Ana Maria Dietrich – UFABC)

      1. Imagens Femininas da Propaganda Nazista em Portugal
Giselda Brito Silva – coordenadora do Núcleo de Pernambuco do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade, professora adjunta de Teoria da História e Introdução aos Estudos Históricos da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2. O lugar da mulher entre Deus, Pátria e Família
Marcia Regina Carneiro – coordenadora do Núcleo do Rio de Janeiro do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade e professora adjunta do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional /Universidade Federal Fluminense (RJ)

3. A mulher nazista no Brasil: mãe, enfermeira e colaboradora na II Guerra
Ana Maria Dietrich – coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade – UFABC /  professora adjunta da UFABC     

4. Homoafetividade feminina no âmbito jurídico e social
Juliana Marin Marin Fabbron, estudante de graduação do Bacharelado de Políticas Públicas da UFABC. Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Dietrich (UFABC)


III CONGRESSO INTERNACIONAL NUCLEAS/UERJ

 27 a 31/08/2012 - Campus UERJ, Maracanã

SIMPÓSIOS

30 DE AGOSTO (QUINTA–FEIRA)

POL 3 - Direitas e direitistas na América Latina: suas praticas, imaginários e cultura na segunda metade do século XX.

Data: 30 de Agosto de 2012 – 09:30h às 17:30h (MANHÃ E TARDE)

Local: Sala: 9038 – Bloco F – 9º andar

Coordenadores:
Prof. Dr. Ernesto Bohoslavsky - Universidad Nacional de General Sarmiento
Prof. Dr. Rodrigo Patto S.Motta - Universidade Federal de Minas Gerais

Participantes:

 Eduardo dos Santos Chaves / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Os revolucionários de 1964? no Rio Grande do Sul: formação, quadros partidários e ditadura civil-militar nos primeiros anos da Aliança Renovadora Nacional (ARENA).

· Ernesto Bohoslavsky/ Universidad Nacional de General Sarmiento – Argentina - Los comienzos de la guerra fría en Brasil y Chile: anticomunismo global y tradiciones locales (1945-1952).

· Germán Soprano, Laura Graciela Rodriguez / CONICET / Universidad Nacional de Quilmes- Argentina - Nacionalismo y educación en la última dictadura argentina (1976-1983). Civiles y militares en el proyecto de la Escuela de Defensa Nacional.

    Juan Luis Besoky/ Universidad Nacional de La Plata- Argentina - La Juventud Peronista de la República Argentina.


    Katia Mika Nishimura/UFRRJ e UniFOA - Paradoxos da experiência democrática brasileira: Conservadorismo nas Relações Sociais a apoio a Democracia.

· Leandro Pereira Gonçalves/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Brasil & Portugal: o integralismo de Plínio Salgado.

· Luiz Mário Ferreira Costa/Universidade Federal de Juiz de Fora - Perspectivas neo-institucionalistas aplicadas à análise do modelo de Estado Integral.

· Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro/ Universidade Federal Fluminense - Rumo a um novo século: as articulações de parcela da direita brasileira em torno de uma velha bandeira - o Integralismo

· Maud Aurélia Chirio/ Université Paris Est - Marne La Vallée e Mariana Joffily/ Universidade do Estado de Santa Catarina- Militares agentes do aparelho repressivo: perfis e trajetórias profissionais.

· Odilon Caldeira Neto/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Partido de Reedificação da Ordem Nacional: entre a direita radical e a extrema-direita.

· Pedro Ernesto Fagundes/ UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Imagens subversivas: impressos conf iscados pela Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Espírito Santo (DOPS/ES).

· Rodrigo Christofoletti/ USP/Unisantos - Política do cômico: caricaturas integralistas do pós-guerra (1945-1965).

· Stephane Boisard/ Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle - Ideología, cultura política y weltauschung de la nueva derecha chilena: ¿la impronta de los años 1960?s en América Latina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário