Grupo de trabalhos da ANPUH

O GEINT criou 3 Grupos de Trabalho regionais da Associação Nacional de História - ANPUH denominados História dos Partidos e dos Movimentos de Direita. São eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Os grupos de trabalho ainda se encontram abertos para pesquisadores das temáticas de nosso grupo de pesquisa, quem tiver interesse mandar um email para Renato Dotta. radotta@gmail.com

Em 2013 foi fundado o GT Nacional História dos Partidos e Movimentos de Direita na ANPUH realizada em Natal (RN). Seus coordenadores são Rodrigo Christofoletti (USP) e Marcia Carneiro (UFF).

Objetivos
O Grupo de Trabalho História dos Partidos e Movimentos de Direita tem por objetivo reunir pesquisadores que se dedicam ao estudo de partidos e movimentos que apresentam características que indicam tendências autoritárias, anti-revolucionárias, tradicionalistas e conservadoras do status quo e que demonstram, no processo histórico, em contextos e conjunturas diversas, práticas e ideologias antidemocráticas e intolerantes. A relevância acadêmica que se considera com a introdução deste GT no âmbito das pesquisas da História brasileira indexada pela Associação Nacional de História (ANPUH) pode ser referendada pela produção constante dos participantes do Grupo de Pesquisa Integralismo e outros Nacionalismos, inscrito no Diretório de Pesquisas do CNPq, que reúne, em todo o Brasil, trinta e dois pesquisadores que se dedicam à investigação de temas como: integralismo, fascismos, nacionalismos, nazismo, neonazismo, tradicionalismo, chauvinismo, antissemitismo, neointegralismo - termos que se inter-relacionam, com complementariedade ou dissonâncias, conforme as análises dos pesquisadores. A capacidade de investigação histórica e de análise dos membros deste Grupo de Pesquisa, que se articula nos encontros nacionais da ANPUH, no Grupo de Estudos do Integralismo (GEINT), em publicações diversas e nas redes sociais, ganha contornos cada vez mais lúcidos e sólidos, em trabalhos de grande importância acadêmica que se dedicam ao estudo das direitas, por vieses múltiplos e diversificados.

GRUPO DE TRABALHO 1 - SEDE MINAS GERAIS
Coordenadores: 
Felipe Cazetta (UFJF)
Carlos Gustavo Nobrega de Jesus (Fundação Pró-Memória de Indaiatuba)

GRUPO DE TRABALHO 2 - SEDE RIO DE JANEIRO
Coordenadores:
Márcia Regina R. Carneiro (UFF)
Renato Alencar Dotta (USP)

GRUPO DE TRABALHO 3 - SEDE SÃO PAULO
Coordenadores:
Rodrigo Christofoletti (USP/ Unisantos)
Ana Maria Dietrich (UFABC)

Temos ainda representantes nos estados de Pernambuco, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário